IMPRENSA | SBACV Acontece

DEFESA PROFISSIONAL: DEBATES AMPLIADOS EM ENCONTROS

Nas últimas semanas, o 23 º Encontro Pernambucano de Angiologia, de Cirurgia Vascular e Endovascular e o XV Encontro Mineiro de Angiologia e de Cirurgia Vascular reuniram temas atuais, ampla interação entre os sócios e dedicaram sessões especiais à Defesa Profissional. Um trabalho que segue o alinhamento conjunto da Diretoria Nacional biênio 2018-2019 com os presidentes das Regionais, realizado em fevereiro passado. A ação integra o planejamento estratégico da atual gestão.

 

 

A SBACV intensificou as ações contra o ato médico ilegal, estimulando a formalização de denúncias por meio de seu site oficial (saiba mais sobre como denunciar em www.sbacv.org.br). Essa discussão, coordenada pela Presidência, vai além das denúncias e dos honorários. “Temos trabalhado na ampliação do intercâmbio de residentes, na melhoria da formação, no estímulo à produção científica e nas relações interinstitucionais, com a atuação conjunta das diretorias, buscando fortalecer a qualidade da Vascular e alertar a população sobre riscos de tratamentos com não médicos. Os Encontros Pernambucano e Mineiro ilustram bem isso”, afirma o Presidente, Dr. Roberto Sacilotto.

 

O Encontro Pernambucano, entre os dias 24 e 26 de maio, reuniu um amplo programa científico, com um workshop voltado à terapia compressiva,  importância dos exercícios como coadjuvante no tratamento, linfedema, tromboses e trombofilias. As palestras foram realizadas em módulos com abordagens sobre os mais modernos tratamentos para doenças arteriais periféricas, de aorta e carótida, com convidados nacionais e  internacionais, como os Dr. Ruy Fernandes (Portugal) e Bruno Freitas (PE/LEIPZIG/ALE).

 

As discussões sobre Defesa Profissional foram concentradas nos módulos Inovação e Bussiness, que reuniram palestras sobre novas tecnologias de tratamento; os desafios no início da carreira; como se manter atualizado após décadas de atuação; orientações sobre reembolso médico e o honorário do Cirurgião Vascular, com a palestra do Dr. Carlos Eduardo Cunha (SBACV-PE), relatando a experiência de Pernambuco com as empresas operadoras de planos de saúde.

 

O presidente da SBACV-PE, Paulo Ricardo, destacou que o uma oportunidade de reciclagem, que possibilitou acesso ao que há de mais atual e moderno no diagnóstico e tratamento de doenças na área Vascular”, declarou.

 

Já em Outro Preto, o XV Encontro Mineiro de Angiologia e de Cirurgia Vascular, realizado no último final de semana, reuniu discussões sobre técnicas para o tratamento das varizes de membros inferiores sob diferentes abordagens, trombose, síndromes obstrutivas venosas, tratamento de doenças arteriais, aneurismas e técnicas de embolização, com palestrantes de diferentes estados brasileiros e internacionais, como os Drs. Roberto Simkin, da Argentina, que apresentou o tema “Coroa Flebectásica e Telangiectasias de Difícil Resposta: como identificar e tratar”; e Carlos Timaram, dos EUA, que discorreu sobre a “Síndrome Aórtica Aguda: quando tratar as Dissecções do Tipo B-Literatura Atual”.

 

O Diretor de Defesa Profissional da Nacional, Dr. Francesco Botelho, ratificou a importância encaminhar os relatos de prática de ato médico por profissionais sem formação em medicina devidamente documentados, na sessão dedicada ao tema. Outro assunto tratado foi a relação do Angiologista e do Cirurgião Vascular com as fontes pagadoras, visando à melhoria das condições de trabalho do profissional e maior segurança aos pacientes.

 

O Presidente da SBACV-MG considerou positivo o saldo do evento. “A última semana foi de grande preocupação. Após muitos meses trabalhando, fomos surpreendidos pela paralisação dos caminhoneiros. Intensificamos a comunicação com os associados e foi surpreendente a mobilização em apoio à organização. O Encontro foi de alto nível técnico. A impressão é de que a SBACV-MG, a Vascular e o espírito associativo saem fortalecidos”, conclui.

 


 

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E DE CIRURGIA VASCULAR – SBACV

RUA ESTELA 515, BLOCO E, CONJUNTO 21 - VILA MARIANA - CEP 04011-904 - SÃO PAULO

Copyright © 2016 - SBACV - Todos os direitos reservados