IMPRENSA | SBACV Acontece

interação e integração

 
O foco da Diretoria Científica é a ampla interação com todas as atividades da Sociedade, buscando atuação integrada.

“As nossas metas são dar mais visibilidade às atividades da diretoria e exercer, de fato, suas atribuições, com destaque para o Concurso de Especialista e das áreas de atuação. Já iniciamos a discussão sobre o novo modelo dos concursos, buscando atender aos anseios dos sócios da SBCAV. Estamos elaborando uma pesquisa para que os associados contribuam com sugestões sobre o processo de avaliação. Nosso objetivo é estimular o profissional a prestar o concurso para a obtenção do Título”, destaca o diretor científico da SBACV, Rossi Murilo da Silva.

A Diretoria organizou a atuação em três frentes:
- DC Avançada – conexão com os principais serviços do Brasil, onde a formação do cirurgião vascular tem sua gênese;
- DC Revisão – escolha de um tema central a ser discutido em cenário nacional;
- DC Residência – canal com a Residência Médica e suas preceptorias visando à formação do Residente e à análise do conteúdo programático de cada, além de estimulação científica dos mesmos.
 
Dr. Rossi acrescenta que a Diretoria Científica está atuando para incentivar a produção de estudos, pesquisas e artigos. Inclusive, com meta de produção mínima para os departamentos. Cada departamento científico terá o desafio de apresentar um trabalho a cada dois meses. Por isso, segundo ele, é de fundamental importância a permanente comunicação com os Diretores.

“Outra discussão importante é a formação do Cirurgião Vascular do Século XXI. Há temas que precisam entrar na portaria do Ministério da Educação (MEC) e da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Pedem, por exemplo, número de cirurgias abertas e exigem que o hospital tenha fluoroscopia e ecodoppler, mas não orientam como os residentes devem atuar. Poderíamos talvez rever os temas que um Vascular deve dominar. Tanto temas básicos como os avançados e definir se deve ser obrigatória a formação para atuação Endovascular e para realização de ecodoppler, por exemplo. Temas densos, mas que merecem nossa reflexão", conclui Dr. Rossi.