IMPRENSA | SBACV Acontece

PI E SE: DEFESA PROFISSIONAL, COMUNICAÇÃO E CIÊNCIA

 
Os Presidentes das Regionais PI e SE destacam os investimentos em aprimoramento científico, aproximação com os associados, luta por melhores honorários e combate à invasão da especialidade como principais focos.

Dr. Carlos Eduardo dos Santos Nunes: “Os focos da atual gestão da SBACV-SE têm sido a qualificação do conhecimento científico, a Defesa Profissional e a aproximação com os associados, pois consideramos de fundamental importância expandir o diálogo com os nossos profissionais.

Definimos uma agenda com grades técnica e científica para os sócios da Regional e estudantes de Medicina das Ligas Acadêmicas. Seguindo o alinhamento realizado em fevereiro com a Nacional, temos intensificado as reuniões de trabalho sobre Defesa Profissional e discutido alternativas para a melhoria de honorários e das condições de trabalho tanto na rede pública quanto na de saúde privada. Outro foco tem sido a relação médico-paciente, buscando ampliar a conscientização a respeito da área de atuação Vascular. A campanha sobre Escleroterapia iniciada pela Nacional, com mensagens simples, tem nos ajudado.

Seguindo nosso planejamento, já realizamos reuniões sobre o diagnóstico diferencial para os casos de dores nos pés e Web Aula sobre doença venosa. O aprimoramento científico também é um caminho importante para o fortalecimento da nossa especialidade e a transmissão virtual possibilita o acesso de profissionais que atuam no interior. No próximo mês de agosto, debateremos o rastreamento de doença carotídea, por exemplo. No final do terceiro trimestre (setembro), estão programados Simpósios de MAVS.”

Dr. Robert Eudes Nunes de Sousa Segundo: “Aqui no Piauí, temos ressaltado a importância da coesão. Intensificamos nossa presença nas redes sociais e em grupos de WhatsApp e temos discutido muito sobre Defesa Profissional, com foco na necessidade de esclarecimento sobre escleroterapia e melhoria de honorários.

A SBACV abriu uma porta interessantíssima, com a campanha Nacional de Segurança na Escleroterapia, que está ajudando a esclarecer sobre o papel da nossa especialidade, com atuação nas mídias de massa, mídias sociais e aplicativos de conversas. Uma parcela do Brasil ainda não sabe o que a Vascular faz. Parabenizo a Nacional pelas mensagens, com uma linguagem bem-humorada e simples, acessível ao público leigo.

Na SBACV-PI, temos dedicado esforços também para a melhoria de honorários. Estamos em contato intenso e permanente com as operadoras de saúde em nosso Estado buscando reajustes nos valores pagos. Nesse sentido, conquistamos alguns importantes avanços em seis meses de gestão, como a inclusão de alguns procedimentos no rol, com exclusividade para a Cirurgia Vascular, fruto de um trabalho incansável de esclarecimento junto às empresas.”