IMPRENSA | SBACV Acontece

sbacv, sbcp e amb protocolam ação contra cofen

Resolução de entidade de Enfermagem amplia atuação do enfermeiro esteta


Em defesa das especialidades, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e a Associação Médica Brasileira (AMB) protocolaram em 04 de maio uma ação cível pública no Tribunal Regional de São Paulo contra a resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), divulgada em 27 de abril, que amplia a atuação de enfermeiros na área estética permitindo, entre outras coisas, a realização de procedimento estético injetável em microvasos. 

As entidades médicas entendem que os procedimentos autorizados nessa resolução, que ainda não foi publicada no Diário Oficial da União, extrapolam a formação técnica desses profissionais. 

Tal resolução coloca ainda em risco a saúde da população geral e faz parte da responsabilidade institucional alertar os órgãos competentes. “A atual diretoria da SBACV em compasso com a AMB, tem preocupação inconteste com a segurança do paciente. O Programa de Defesa da Especialidade Médica em Angiologia e Cirurgia Vascular garante o cumprimento da Lei do Ato Médico e promove a valorização do Título de Especialista AMB. O combate à invasão da especialidade é nossa responsabilidade estatutária, institucional e jurídica, devendo ser seguido por outras Sociedades de especialidades em idêntica situação e plena união de esforços”, afirma o Presidente da SBACV, Dr. Ivanésio Merlo. 

A SBACV reitera seu apoio à campanha nacional pelo ato médico em defesa da segurança do paciente. 


Veja também a nota oficial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)