17 visualizações |0 comentários

Mais importante vaso sanguíneo do corpo humano, a veia aorta sai do coração, atravessa o peito em direção ao abdômen e se divide para irrigar com sangue as pernas. Veículo fundamental para a saúde e vida humana, a aorta é objeto do livro lançado por Julio Peclat, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV).

Com 652 páginas, a obra é fruto de trabalho conjunto com os especialistas Gustavo Oderich e Walter Jr Boim de Araujo e teve sua primeira edição apresentada durante o 44º Congresso Brasileiro de Angiologia e de Cirurgia Vascular (CBACV), promovido pela entidade na cidade de Brasilia (DF). “Esse livro é fruto de muito trabalho e empenho, com autores brasileiros, americanos e europeus. É uma grande honra apresentá-lo no nosso Congresso”, disse Peclat.

Publicado pela Editora Di Livros, o livro aborda o acúmulo de aprendizado dos últimos 50 anos, em que o conhecimento sobre as patologias da aorta foi aprofundado. A obra é organizada em 30 capítulos e busca de forma lógica e didática essa história por meio de questões relacionadas à embriologia, anatomia e genética das doenças da aorta. Ela ainda se aprofunda no que há de mais inovador na investigação diagnóstica e no tratamento de doenças, como aneurismas, dissecções, traumas, vasculites e malignidades.

Diversas técnicas inovadoras do reparo cirúrgico aberto e endovascular são descritas em detalhes abordando, inclusive, o arco aórtico, os segmentos viscerais e ilíacos. Todos os capítulos oferecem ilustrações didáticas, ampliando o entendimento dos temas. “É um livro imperdível, que mostra também os avanços trazidos pelo uso da tecnologia”, comenta o presidente da SBACV.

Compartilhar

Publicar comentário

Ir para o Topo