18 visualizações |0 comentários

O prestígio à produção científica marcou a noite do segundo dia do 44º Congresso Brasileiro de Angiologia e de Cirurgia Vascular (CBACV). Durante cerimônia para entrega de premiações aos destaques em publicações científicas no Jornal Vascular Brasileiro (JVB), foram apresentados os vencedores em três categorias. Foram contemplados os responsáveis pelas publicações com maior número de visualizações e citações, além da escolha do melhor trabalho científico publicado no periódico nos últimos três anos.

Para Mateus Borges, diretor de Publicações da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), com as premiações se buscou valorizar as melhores publicações científicas dos associados da entidade. Na avaliação dele, isso estimula os outros membros a seguirem o mesmo caminho, fortalecendo-se a produção científica da Sociedade e o próprio JVB. 

“O processo de escolha dos premiados foi baseado em métricas objetivas, que avaliam o impacto das produções científicas voltadas ao avanço da especialidade no País. A comissão julgadora avaliou, com base nos últimos três anos, as publicações do JVB que mais se destacaram nos quesitos relevância, acessos e citações”, explicou.

O título de cada prêmio é um tributo ao legado deixado pelos cirurgiões vasculares Mario Degni, Anacleto Carvalho e Ivan de Barros. Dessa forma, além de celebrar a produção científica na especialidade, a premiação também representa uma homenagem a nomes que ajudaram a construir a história da angiologia e da cirurgia vascular no País.

Premiados – O médico Marcelo José de Almeida teve seu empenho científico reconhecido pelo trabalho “Diretrizes de conceito, diagnóstico e tratamento da trombose venosa superficial”, eleito como a melhor publicação do JVB nos últimos três anos. O trabalho é também o que reúne o maior número de downloads no último triênio, ponto de alta relevância na avaliação da comissão julgadora. Marcelo levou para casa o prêmio Mário Degni, em alusão ao fundador da Sociedade Brasileira de Angiologia (SBA), hoje Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).

O prêmio Anacleto de Carvalho, voltado ao autor da publicação com o maior número de visualizações do JVB nos últimos três anos, foi concedido a Douglas Faria Corrêa Anjo, responsável pelo artigo “Alimentos funcionais em angiologia e cirurgia vascular”. Já Felipe Puricelli Faccini recebeu o prêmio Ivan de Barros Godoy, pelo trabalho “Chiva para tratar insuficiência de veia safena em doença venosa crônica: características e resultados”, que se destacou no JVB como o que teve o maior número de citações durante o período avaliado.

Jornal Vascular Brasileiro – O Jornal Vascular Brasileiro é um periódico online, revisado por pares da SBACV. Desde 2019, utiliza um modelo de publicação contínua de artigos, com manuscritos aceitos coletados apenas por volume e ano.

 

Ele é direcionado a cirurgiões vasculares, clínicos e a profissionais de áreas afins, e aceita submissões em português, inglês e espanhol. A missão do periódico é divulgar conteúdos científicos de alta qualidade sobre pesquisas originais, novas técnicas cirúrgicas, diagnósticos e observações clínicas no campo da cirurgia vascular, angiologia e cirurgia endovascular.

 

“Ao longo dos anos, os estudos publicados no JVB têm sido essenciais para o avanço da especialidade no País. A pesquisa científica tem se mostrado a principal dinâmica no encontro de novos paradigmas para a especialidade, além de ser fundamental para o aprimoramento de práticas e conceitos médicos já consolidados na área da angiologia e cirurgia vascular”, comenta Sergio Belczak, vice-diretor de Publicações da SBACV.

Compartilhar

Publicar comentário

Ir para o Topo