17 visualizações |0 comentários

O 16 de agosto de 2022 foi comemorado em ato cívico na casa do povo brasileiro. Com articulação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular e de Angiologia (SBACV), a Câmara dos Deputados realizou sessão solene em homenagem ao Dia do Cirurgião Vascular, tornando o Plenário Ulysses Guimarães palco do reconhecimento da importância das especialidades para a saúde da população e da renovação do compromisso com uma medicina de excelência no Brasil, ancorada na valorização do médico e na adoção de políticas públicas que democratizem o acesso ao atendimento de saúde.

O ato foi iniciativa do deputado federal Dr. Luiz Antônio Teixeira Jr (PP-RJ), conhecido como Dr. Luizinho, e contou com a participação de representantes do governo federal e entidades médicas, além de centenas de especialistas que vieram à Brasília para o 44º Congresso Brasileiro de Angiologia e de Cirurgia Vascular (CBACV) e prestigiaram o ato.

“Meu mandato está à disposição. Temos muito a fazer no país e quero continuar ajudando a saúde a praticar uma medicina de qualidade”, justificou o parlamentar. Segundo Dr. Luizinho, é preciso debater os temas relacionados a estes campos na esfera política. “As transformações não acontecem se não for assim. Por isso, nós precisamos, acima de tudo, de união”.

“É uma honra estar na casa do povo”, afirmou o presidente da SBACV, Júlio Peclat, em breve discurso. Ele agradeceu ao parlamentar e reconheceu seu empenho na defesa profissional do médico e seu compromisso com a medicina brasileira. “O senhor é a voz da SBACV em Brasília. É um parlamentar que faz as coisas acontecerem”, destacou.

União e valorização – A sessão solene na Câmara dos Deputados marcou as atividades do II Congresso Brasileiro de Defesa Profissional em Angiologia e Cirurgia Vascular, um dos principais eventos da programação do 44º CBACV. Também participaram da sessão Marcus Vinicius Fernandes Dias, secretário-Executivo Adjunto do Ministério da Saúde; José Fernando Macedo, diretor de Defesa Profissional da Associação Médica Brasileira (AMB); Antônio Carlos de Souza, presidente do 44º CBACV; Armando Lobato, vice-presidente da SBACV; e Eraldo Arraes de Lavor, diretor de Defesa Profissional da entidade.

Representando o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o secretário Marcus Vinicius Fernandes Dias destacou a importância da cirurgia vascular e da angiologia para o pleno atendimento à saúde da população. “É motivo de grande alegria trazer um abraço a todos os colegas da especialidade”, afirmou. Dias parabenizou o presidente da SBACV pelo esforço na produção e divulgação de conhecimento científico e pela valorização da medicina.

Por sua vez, o presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Arthur Lira (PP-AL) enviou mensagem em homenagem ao cirurgião vascular, lida em plenário por Dr. Luizinho. “A homenagem que prestamos reflete o reconhecimento desta Casa aos profissionais empenhados em cuidar da saúde da nossa população. A crise sanitária que o mundo enfrentou nos deixou uma lição: é necessário valorizar o profissional da saúde, demonstrar o nosso respeito por quem está na linha de frente”, disse Lira.

Em sua mensagem, o deputado alagoano destacou ainda a importância e visibilidade conquistados pelo cirurgião vascular e pelo angiologista no enfrentamento da covid-19, doença que tem entre suas principais sequelas a trombose. “A atuação desses especialistas é essencial para o diagnóstico e o tratamento”, acrescentou o presidente da Câmara, que reconheceu a atuação da SBACV, alinhada ao Conselho Federal de Medicina (CFM) e à Associação Médica Brasileira (AMB) na busca pela valorização do médico. “A Câmara presta essa justa homenagem, como forma de expressar o reconhecimento e a gratidão daqueles que representam o povo brasileiro”.

Compartilhar

Publicar comentário

Ir para o Topo