34 visualizações |0 comentários

Neste mês de agosto, prédios, monumentos e pontos turísticos em diferentes pontos do Brasil ganham iluminação nas cores azul e vermelha, simbolizando engajamento ao trabalho de conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde vascular. Essas ações fazem parte da Campanha Agosto Azul Vermelho, organizada pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV).

No Distrito Federal, em Brasília, a sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recebeu iluminação em tons de azul e vermelho em apoio à campanha entre 10 e 31 de agosto. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) também aderiu à campanha e iluminou sua sede nas cores azul e vermelho entre 10 e 19 de agosto.

O Congresso Nacional ficou iluminado de azul e vermelho, em alusão à campanha, nos dias 18 e 19 de agosto. O Conselho Federal de Medicina (CFM) ilumina nas cores da campanha entre 26 e 31 de agosto. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) manifestaram seu apoio através da divulgação de materiais alusivos ao tema.

Adesão – Entre as instituições e orgãos públicos que aderiram à iniciativa em São Paulo estão: a sede da Associação Médica Brasileira (AMB), que ganhou tons de azul e vermelho e assim permanece durante todo o mês; a sede da Prefeitura de São Paulo (Edifício Matarazzo), o Viaduto do Chá, a Biblioteca Mário de Andrade, a Ponte Estaiada (Ponte Octávio Frias de Oliveira) e o Pateo do Collegio foram iluminados nas cores azul e vermelho entre 13 e 15 de Agosto; o Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado, recebeu iluminação nas cores azul e vermelho no dia 15 de agosto, em sinal de adesão à campanha. Durante todo o mês de agosto, o prédio da Prefeitura de Botucatu recebe iluminação azul para alertar sobre doenças vasculares. O Metrô de São Paulo ilumina nas cores da campanha as estações Sacomã, Tamanduateí, Trianon e Sumaré até o dia 30 de agosto.

No Rio de Janeiro, os Arcos da Lapa ficaram iluminados em tons de azul vermelho entre 15 e 20 de agosto. A sede da Câmara Municipal do Rio, o Palácio Pedro Ernesto, também foi iluminada nas cores azul e vermelho em alusão à campanha e ficará até o dia 31 de agosto. O Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado, e em seu jardim, o Chafariz de Netuno, ficam iluminados até o fim da campanha (31 de agosto).

Em Minas Gerais, a sede da Prefeitura de Belo Horizonte e a Fonte Cruzeiro do Sul, na Praça da Liberdade, recebem iluminação na cor azul até 31 de agosto. Entre os espaços culturais do Circuito Liberdade, sob a gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, que aderiram à campanha estão: o Memorial Minas Gerais Vale, a Academia Mineira de Letras e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Eles ganham as cores especiais no mesmo período. A Empresa Mineira de Comunicação (Rede Minas e Rádio Inconfidência de Belo Horizonte) ilumina nas cores azul e vermelho a sua sede no bairro Barro Preto, em Belo Horizonte, entre 10 e 31 de agosto.

A Prefeitura de Vitória aderiu à campanha com a iluminação da Ponte da Ilha do Frade nas cores azul e vermelho entre 8 e 31 de agosto. Já a Prefeitura de Curitiba iluminou nas cores da campanha três pontos turísticos da cidade: a Estufa do Jardim Botânico, a Praça do Japão e a Praça 29 de Março entre 15 e 21 de agosto. Já o Teatro Amazonas ganhou iluminação nas cores azul e vermelho no dia 26.

Gesto simples – Além das iluminações, a SBACV propõe o uso de um gesto simples para simbolizar o compromisso de todos os brasileiros com a qualidade da saúde individual e coletiva. Basta fazer a letra “V”, usando dois dedos pintados de vermelho e azul. Para a SBACV, esse é o sinal de engajamento de pessoas e instituições com a “valorização da Saúde Vascular”, mote do Agosto Azul Vermelho, que valorize as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças venosas, arteriais e linfáticas.

A SBACV também lançou uma Cartilha de Cuidados com a Saúde Vascular, com o objetivo de conscientização e educação em saúde dos brasileiros, em especial dos que apresentam comportamento de risco (uso de cigarros e bebida alcoólica, sedentarismo, estresse, má alimentação, etc). Assim como qualquer enfermidade, alertam os especialistas, a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais.

O documento foi elaborado por especialistas da SBACV. Com textos curtos e didáticos, os especialistas oferecem à população em geral acesso a um conteúdo qualificado, capaz de chamar a atenção dos leitores para as medidas simples, mas que podem fazer a diferença para manter a saúde, o bem-estar e a vida. Entre os assuntos abordados estão trombose venosa profunda (TVP), doença arterial periférica (DAP), linfedema, aneurisma da aorta abdominal, varizes de membros inferiores, etc.

A SBACV realizou seu congresso nacional em Brasília (DF), entre 15 e 19 de agosto, com a presença de milhares de especialistas de todo o País. O encontro aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e foi 100% presencial. A programação envolveu cerca de 40 palestrantes internacionais e 300 expositores nacionais, distribuídos em painéis, mesas e simpósios focados em temas de grande relevância para o dia a dia do especialista.

Confira a programação do Congresso da SBACV: https://vascularbrasilia2022.com.br/ e visite suas redes sociais: https://www.instagram.com/sbacvnacional/ e https://www.facebook.com/sbacvnacional.

Compartilhar

Publicar comentário

Ir para o Topo