60 visualizações |0 comentários

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3060/21 que formaliza agosto como o mês do calendário da saúde dedicado à conscientização dos brasileiros sobre o cuidado com a saúde vascular e estimular a prevenção e o tratamento de doenças. Assim, este período do ano passará a ser, oficialmente, o da campanha Agosto Azul Vermelho. A votação aconteceu em 1º de novembro e agora o PL será examinado pelo Senado Federal.

Essa aprovação foi uma vitória estratégica para as especialidades médicas responsáveis pela saúde vascular e fruto da atuação institucional da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV).  “A decisão da Câmara é um avanço muito esperado, abrindo espaço para fortalecermos as ações de prevenção e de ampliação do acesso da população aos cuidados com a saúde vascular”, afirma Júlio Peclat, presidente da entidade.

Segundo ele, o Agosto Azul Vermelho, com sua inclusão no calendário anual da saúde, terá seu impacto e visibilidade potencializados, permitindo um maior alcance das mensagens de promoção de hábitos saudáveis, de prevenção de doenças e de estímulo aos tratamentos. O projeto foi apresentado pelo ex-deputado federal e, agora, senador Hiran Gonçalves (PP-RR), e teve relatoria do deputado Doutor Luizinho (PP-RJ).

O plenário da Câmara aprovou substitutivo apresentado pelo relator, estabelecendo que todo ano, no mês de agosto, serão promovidas campanhas educativas para o esclarecimento sobre as doenças vasculares, assim como ações de estímulo à realização de exames preventivos para a manutenção da saúde vascular e prevenção de doenças.

Tais ações serão promovidas pelo poder público em parceria com entidades privadas, como as sociedades de especialidades. O projeto também autoriza o governo federal a iluminar locais públicos nas cores azul e vermelha para dar visibilidade ao assunto.

Campanha – Mesmo antes da aprovação do P, a SBACV há havia incluído o Agosto Azul Vermelho entre suas atividades regulares. Como em anos anteriores, em 2023, a SBACV promoveu mais uma edição da campanha, com diversas iniciativas como a iluminação de prédios públicos em diversas cidades brasileiras e a divulgação de uma cartilha inédita sobre a prevenção ao aneurisma cerebral.

O documento foi preparado por especialistas da entidade, com textos curtos e didáticos para informar a população sobre como identificar os sintomas da doença e prevenir sua incidência. Destinada a todo cidadão, a iniciativa da SBACV tem como foco especial pessoas que tenham comportamento de risco para doenças vasculares como o uso de cigarros e bebida alcoólica, sedentarismo, estresse, má alimentação etc.

Além da cartilha, a SBACV abordou o tema em suas redes sociais, distribuindo conteúdo com fontes confiáveis para a imprensa, assim como pela divulgação de vídeos com depoimentos de personalidades alertando sobre os cuidados com as doenças vasculares.

Informação – Com ações desse tipo, a SBACV tem atuado para levar informação qualificada sobre a saúde vascular para o cidadão, com o objetivo de reduzir sua incidência. “O diagnóstico da doença vascular é feito ouvindo as queixas dos pacientes, com o exame físico detalhado e complementares”, alerta Peclat. “É importante destacar que certas doenças são silenciosas e, por isso, a consulta de rotina é essencial para o cuidado com a saúde vascular”, acrescentou.

A prevenção e tratamento da doença vascular devem ser feitas por médico angiologista ou cirurgião vascular, especialistas capacitados para cuidar de problemas de artérias, veias e vasos linfáticos. “São diversos os tratamentos, de acordo com cada caso, e podem ser feitos com medicamentos, cirurgias ou outros procedimentos menos invasivos, além de mudanças simples nos hábitos de vida”, destaca Peclat.

Finalmente, ele lembra que a atenção à saúde vascular pode envolver equipe médica multidisciplinar, com presença de cardiologista, neurologista, endocrinologista, clínico geral, obstetra, entre outros, que atuam em conjunto com o médico angiologista e o cirurgião vascular.

Compartilhar

Publicar comentário

Ir para o Topo