147 visualizações

Terceira edição do Projeto Circulando Saúde, da SBACV Nacional em parceira com a FMQ, marca a 12º edição do Dia Vascular de São Paulo. Em Fortaleza, haverá ação do Programa Bem Estar Global.
 
Dois eventos de cunho social marcam as atividades das Regionais São Paulo e Ceará no final de semana. Nesta sexta-feira (14), das 9h às 13 horas, será realizada mais uma edição da ação de campo do Programa Bem Estar Global, da Rede Globo, com a participação da SBACV-PE, em Fortaleza (CE). No domingo (16), médicos especialistas da SBACV-SP, acadêmicos e residentes em Angiologia e Cirurgia Vascular estarão no Parque Villa-Lobos (SP), ente 9 e 14 horas, em ação de atendimento gratuito à população, oferecendo informações a respeito das principais doenças vasculares, formas de prevenção e tratamento.
 
 São Paulo
 
Este ano, o Dia Vascular de SP será realizado junto com Circulando Saúde, projeto promovido pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV Nacional), com apoio da FQM Farma.
 
Os atendidos passarão por triagem para identificar as principais doenças venosas e arteriais periféricas. Quem apresentar alguma alteração será submetido a exame Doppler de onda contínua. Haverá também apresentação de vídeos e orientações sobre sinais e sintomas de doenças vasculares, como trombose venosa, doença arterial periférica, aneurisma de aorta e obstrução de artérias carótidas.
 
O Presidente da SBACV-SP, Dr. Marcelo Calil Burihan, destaca que o Dia Vascular de São Paulo já se tornou uma tradição. “Já somamos 12 edições. Neste domingo, teremos mais uma oportunidade de disseminar a importância da nossa especialidade, proporcionar atendimento àqueles que não têm fácil acesso a consultas e exames e orientar sobre hábitos saudáveis. Muitas vezes, o paciente só descobre algum problema vascular quando a doença está em estado avançado, com comprometimento da qualidade de vida”, declara.
  
Fortaleza
 
Nesta sexta (14), a Regional Ceará participa do Bem Estar Global, das 8h às 13h, na Praça do Bisão (Av. Beira Mar, 4.364). Serão oferecidos exames de Ecodoppler para identificar aneurisma de aorta, obstrução de carótida e orientações sobre doenças vasculares, como varizes e doença arterial obstrutiva periférica (DAOP). Para esta, especificamente, será utilizado o índice tornozelo-braquial para diagnóstico, considerando que a alteração na medida da pressão nos braços e nas pernas é um indicativo de presença de obstrução dos vasos.
 
O Presidente da SBACV-CE, Dr. Frederico Augusto de Carvalho Linhares Filho, declara que a DAOP tem relação com o diabetes e o hábito de fumar. “Se desenvolve como uma doença sistêmica. Pessoas com esse perfil estão mais sujeitas ao risco de infarto e de acidente vascular cerebral (AVC). A nossa participação cumpre um importante papel social e ajuda a projetar a nossa área de atuação”, destaca.
 
O Presidente da SBACV Nacional, Dr. Roberto Sacilotto, explica que o Circulando Saúde integra o Plano Estratégico da Gestão Biênio 2018-2019. “O objetivo é aproximar a nossa especialidade da população. Nessas ações é comum constatarmos pessoas que aguardam há meses ou anos por um exame. Esta é a terceira edição do projeto, que já passou por São Luís e Recife, com mais de 600 atendimentos, e até o fim do ano ainda vai contemplar mais duas cidades. A sexta edição do Bem Estar Global com participação da Sociedade este ano é outro exemplo. Já atendemos a mais de mil pessoas. Essa proximidade com o público contribui para o maior conhecimento da população sobre o papel da Vascular. A participação ativa das nossas Regionais em projetos assim é muito importante, pois além de nos aproximar, ajuda a fortalecer a imagem do profissional Vascular em sua região de atuação”, conclui.

 

Compartilhar
Ir para o Topo