164 visualizações

Os presidentes das Regionais do Distrito Federal e da Bahia relatam as realizações ao longo dos 10 primeiros meses de gestão e enfatizam a importância da comunicação e do aprimoramento profissional para fortalecimento da especialidade


SBACV-DF: Presidente Dr. Rodolpho Alves dos Reis
“Completamos este ano, no dia do médico, 35 anos da Regional-DF. A cada gestão estamos intensificando os nossos esforços para nos aproximarmos cada vez mais dos associados. Temos atuado em linha direta com a Nacional, que vem desempenhando um ótimo trabalho. Ampliamos nossa comunicação com os pares e o público e investimos no constante aprimoramento dos nossos especialistas.”

O que tem sido realizado na área científica?
Atualmente, temos 112 associados. Mais da metade possui título de especialista. Podemos dizer que amadurecemos muito. Criamos o grupo SBACV Científica Regional, com discussão e publicação de casos para aprimoramento da nossa prática. Pretendemos atuar com esse foco em 2019 e oferecer cursos mais práticos para os associados. Nas reuniões mensais, abordamos variados temas sobre patologias venosas e arteriais e também assuntos não diretamente relacionados à área vascular, mas que possuem interface com a nossa atividade, buscando ampliar o leque de conhecimento.

Como a Regional tem trabalhado na condução da Defesa Profissional?
Temos dialogado constantemente com os nossos associados. Prestamos orientações sobre investimento financeiro e gestão de consultório, fornecendo aos nossos sócios um suporte para a atividade diária. Também temos combatido a atuação de não médicos realizando procedimentos vasculares e mantido interlocução com a Diretoria de Defesa Profissional da Nacional. Por meio do canal aberto no site, abrimos denúncias. Realizamos uma reunião com o Sindicato dos Médicos, para iniciarmos um movimento pela melhoria dos honorários e visando promover a organização de uma comissão junto com o CRM e a AMB. O presidente do Sindimédicos do DF, Dr. Gutemberg Fialho, colocou a Sede do Sindicato à nossa disposição para tentarmos dar andamento a essa que é uma das mais incisivas reivindicações dos nossos profissionais.

Como tem sido a interação com os sócios?
Considerando a importância da constante interlocução com os nossos associados e com o público, ampliamos nossa comunicação e a presença nas redes sociais. Além da nossa página no Facebook,  abrimos um Instagram. Convidamos os colegas a curtirem e compartilharem nossas postagens. Em agosto, realizamos o 2? Simpósio de Flebologia do Distrito Federal, com presença de colegas de todo o país e apoio da Nacional, inclusive com a presença do Vice-Presidente, Dr. Bruno de Lima Naves. A realização de eventos possibilita a troca de conhecimentos e a ampliação de laços de amizade com colegas de outros estados. Na prática, essa aproximação gera novas frentes de discussões sobre temas concernentes à nossa especialidade. Ciente da importância dos eventos científicos, já iniciamos os preparativos para o Congresso Brasileiro de 2021. Montamos a comissão organizadora, capitaneada pelo Dr. Antônio Carlos, e esperamos realizar um belíssimo evento.
 
SBACV-BA: Dr. Ricardo Augusto Carvalho Lujan
“A SBACV-BA reúne 100 sócios adimplentes. Atuamos com ênfase na publicidade de nossos atos. Dessa forma, temos realizado reuniões, simpósios, congressos e utilizado mídias como Facebook, Instagram e site para divulgação. Na área científica, temos promovido reuniões e estimulado o aprimoramento profissional.”

O que tem sido realizado na área científica?
Em nosso Estado, temos três Residências em Cirurgia Vascular e duas em Endovascular. Nossa realidade é similar à da maioria das instituições públicas, com esforço das equipes para sanar as limitações estruturais e de recursos no SUS, tanto no que tange aos atendimentos ao público quanto as relacionadas às intervenções cirúrgicas. Realizamos reuniões mensais, com temas atuais, prestigiando a prata da casa e convidando membros de outras Regionais da SBACV para dividirem conosco os seus serviços e suas linhas de pesquisa. Também apoiamos reuniões externas que estejam alinhadas com o que acreditamos ser filosoficamente compatível com as orientações da Nacional. Convidamos colegas de outras especialidades a ajudar a compor mesas de discussões sobre temas multidisciplinares. Na área da formação, as Ligas Acadêmicas têm sido prestigiadas pelo livre acesso às nossas reuniões cientificas e com módulos próprios em eventos, como na Jornada Baiana de Angiologia e de Cirurgia Vascular. Colocamos nossa diretoria à disposição para auxiliar a ministrar temas da nossa especialidade aos estudantes. Estamos planejando simpósios de atualização vascular para o primeiro e segundo semestre do ano que vem, a serem realizados aos sábados, com objetivo de proporcionar o acesso aos profissionais da Capital e do interior, com ênfase em temas da prática diária da nossa especialidade.

Como a Regional tem trabalhado na condução da Defesa Profissional?
No que se refere à Defesa Profissional, nos colocamos à disposição dos Angiologistas e Cirurgiões Vasculares desta Regional, esclarecendo dúvidas pertinentes às áreas de atuação, englobando tanto os aspectos técnicos quanto os hospitais e seguradoras de saúde. Em relação a atos realizados por não médicos, seguimos com o apoio da Nacional. Além disso, vamos seguir com a identidade “ID” (integração e divulgação), fomentando atividades que possam unir outros profissionais da saúde e utilizar os veículos de comunicação e as mídias sociais para esclarecimento sobre a especialidade, a exemplo do que vem sendo feito pela Nacional. Acreditamos que a divulgação do papel da Vascular junto ao público ajuda a fortalecer a especialidade.

Como tem sido a interação com os sócios?
Temos utilizado mídias como Facebook, Instagram e site. Além desses canais, também colocamos à disposição dos nossos associados telefone fixo, e-mail e celular com acesso ao WhatsApp, a exemplo do que a Nacional tem realizado, nos aproximando dos associados e atuando com respostas mais rápidas. Considerando a constante necessidade de atualização da população no que se refere à nossa especialidade, rotineiramente abordamos diferentes temas, divulgamos em veículos de imprensa, por meio das nossas mídias socias e do nosso site, e estimulamos nossos vasculares a concederem entrevistas.
 
 

Compartilhar
Ir para o Topo