90 visualizações |0 comentários

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) abriu o mês de fevereiro dando posse à diretoria eleita para o biênio 2022/2023 e discutindo o conjunto de iniciativas que mobilizará a entidade no período. A cerimônia foi realizada na cidade do Rio de Janeiro, no sábado (05/02). Na oportunidade, assumiram formalmente os cargos o novo presidente, o cirurgião vascular Julio Cesar Peclat de Oliveira, e sua equipe.

Durante o dia, ainda foram realizadas discussões sobre a agenda estratégica em defesa dos interesses das especialidades e dos pacientes que será executada nos próximos meses. O foco principal da gestão será a defesa profissional do médico angiologista e do cirurgião vascular, combinada ao maior protagonismo da entidade em temas de interesse da população. Outro tema que deverá ganhar atenção é o fortalecimento das ações de educação continuada.

“Fazer jus à história da Sociedade é um grande desafio. Em 2022, nossa entidade completa 70 anos! São sete décadas de busca constante pela formação qualificada dos especialistas, pela ampliação do acesso da população aos cuidados dos quais necessita, e pela valorização da nossa atuação. Fomos antecedidos por homens e mulheres que construíram a história de nossa Sociedade com muita dedicação e muito trabalho”, afirmou Peclat em breve discurso. “Por isso, é com muita ética, humildade, perseverança e promessa de trabalho duro, que assumo esta missão. Sou muito grato a todos que nos antecederam!”.

LEIA O DISCURSO AQUI

Segundo Julio Peclat, o novo colegiado reúne um grupo de cirurgiões vasculares e angiologistas que mescla experiência, juventude, respeito à história e muita disposição para trabalhar em prol da instituição e das especialidades pelos próximos dois anos. Ele reafirmou os compromissos assumidos pela chapa eleita, tendo na democratização do atendimento à sociedade e no cuidado com as demandas dos especialistas suas vertentes mais importantes. Integrantes da nova diretoria, dos conselhos, ex-presidentes da SBACV, presidentes de federadas, representantes de diversas entidades médicas e parlamentares federais prestigiaram a solenidade.

“Enfatizo nosso compromisso com a busca por melhores condições de atendimento para a população. Esta é uma luta continua. Não podemos esmorecer em nenhum momento”, destacou. “Chegamos à pior fase da história na questão da remuneração e das condições de trabalho do médico. A luta por melhores honorários e pelo exercício profissional digno nunca foi tão necessária. Hoje, assumo o compromisso de não medir esforços, de desenvolver um trabalho bem estruturado, com base em tudo aquilo que tenho ouvido e observado ao longo de todos esses anos de participação em nossa sociedade”, frisou.

Gestão – A solenidade de posse foi o desfecho de um dia intenso de trabalho. Reunida, a nova diretoria detalhou o plano de trabalho para o exercício e definiu um conjunto de projetos a serem realizados em 2022. “Foi uma reunião muito produtiva, nosso colegiado está animado e disposto ao trabalho”, relata Mateus Borges, diretor de Publicações da SBACV.

Segundo ele, um dos temas debatidos pelos diretores foi a necessidade de reduzir custos operacionais da instituição, especialmente os vinculados ao funcionamento de sua sede. O colegiado também foi apresentado à nova superintendente da SBACV, Michelly Castanheiro de Gouvêa Pontes, administradora e engenheira, especializada em compliance.

Já preocupada com a superação de suas metas, em sua reunião inaugural, a nova diretoria da SBACV tomou algumas decisões que devem trazer reflexos positivos para a entidade, como a qualificação da equipe de assessores, a formulação de uma estratégia para fortalecer a defesa profissional, a organização de atividades de atualização científica para os associados e a elaboração de estudos para aperfeiçoamento das provas de títulos de especialistas.

Durante o encontro, também foram apresentadas as equipes responsáveis pela comunicação da entidade e seus planos de trabalho. Nesta área, além de consolidar o espaço da entidade no debate público sobre os rumos da saúde, a SBACV pretende fortalecer seu relacionamento com a imprensa e os formadores de opinião, bem como colaborar com iniciativas de âmbito regional.

Quem é quem – Associação médica nacional sem fins lucrativos, a SBACV tem por objetivo defender os interesses dos médicos angiologistas e cirurgiões vasculares, zelando pelo aperfeiçoamento contínuo e reconhecimento das suas áreas de atuação. A entidade também atua no estímulo à produção científica e na divulgação das melhores práticas e inovações nesses campos da medicina. Representando mais de 4 mil médicos associados, a SBACV está presente em todo o Brasil.

Conheça os nomes que compõem a nova diretoria da SBACV 2022/2023:

Presidente
Dr. Julio Cesar Peclat de Oliveira (RJ)

Secretário Geral
Dr. Breno Caiafa (RJ)

Tesoureiro Geral
Dr. Francisco João Sahagoff de Deus Vieira Gomes (RJ)

Diretor Científico
Dr. Edwaldo Edner Joviliano (SP)

Diretor de Publicações
Dr. Mateus Alves Borges Cristino (MG)

Diretor de Patrimônio
Dr. Claudio Nhuch (RS)

Diretor de Defesa Profissional
Dr. Eraldo Arraes de Lavor (PE)

Vice-Presidente
Dr. Armando de Carvalho Lobato (SP)

Vice-Secretário
Drª Ziliane Caetano Lopes Martins (PR)

Vice-Tesoureiro
Dr. Ricardo Augusto Carvalho Lujan (BA)

Vice-Diretor Científico
Dr. Walter Junior Boim Araújo (PR)

Vice-Diretor de Publicações
Dr. Sergio Quilici Belczak (SP)

Vice-Diretor de Patrimônio
Dr. Giuliano de Almeida Sandri (ES)

Vice-Diretor de Defesa Profissional
Dr. Francesco Evangelista Botelho (MG)

 

Conselheiros Fiscais
Dr. Marcelo Rodrigo de Souza Moraes (SP)
Dr. Luiz Francisco Machado da Costa (RS)
Dr. Alberto José Kupcinskas Junior (SP)

 

Conselheiros Fiscais Suplentes
Drª Ana Célia Ferreira Santos (BA)
Dr. João Antonio Correa (SP)
Dr. Paulo Martins Toscano (PA)

Compartilhar

Publicar comentário

Ir para o Topo