137 visualizações

 A atual gestão da SBACV cumpriu mais uma meta do Plano Estratégico de Gestão 2018-2019 e criou este ano, a Comissão de Projeto de Ensino de Residências e Estágios e instituiu a Prova para Avaliação de Residentes e Estagiários em Angiologia e em Cirurgia Vascular. Os objetivos da comissão são:

– atualizar as residências e estágios credenciados pela SBACV em Angiologia e Cirurgia Vascular;
– coordenar e realizar a Prova para Avaliação de Residentes e Estágios em Angiologia e Cirurgia Vascular anualmente;
– proporcionar condições para a melhoria da formação em Angiologia e em Cirurgia Vascular.
 
A primeira prova está programada para fevereiro de 2019, possivelmente, com participação facultativa. Uma delas será direcionada ao R1 e outra ao R2. As questões serão baseadas nas provas de Título de Especialista realizadas em anos anteriores. Cada residente/especializando conhecerá sua pontuação, mas não será elaborado qualquer tipo de ranking de classificação.
 
Avaliar os formandos de programas de especialização tem sido uma tendência mundial, em várias áreas do conhecimento. Para o futuro especialista e responsáveis pelos serviços, o novo mecanismo de avaliação será um estímulo para a permanente qualificação de conhecimentos teóricos e práticos.
 
Para a SBACV, a vantagem é obter informações sobre a formação dos médicos em Angiologia e em Cirurgia Vascular, possibilitando a realização de eventos de formação e atualização com conteúdos direcionados ao saneamento das possíveis deficiências identificadas.
 
“Futuramente, a pontuação da prova para residentes e profissionais concluindo a especialização poderá ser aproveitada para a obtenção do Título de Especialista da SBACV. Com o diagnóstico detalhado sobre os serviços de especialização e dos médicos em formação em Angiologia e Cirurgia Vascular, esperamos que a Comissão de Projeto de Ensino de Residências e Estágios possa contribuir para a melhoria da formação dessas especialidades”, declara do Dr. Daniel Mendes Pinto (MG), Coordenador da Comissão de Projeto de Ensino de Residências e Estágios da SBACV.

Compartilhar
Ir para o Topo