92 visualizações |0 comentários

A prática de exercícios físicos tem impacto positivo sobre a qualidade de vida e a saúde geral das pessoas, inclusive no campo vascular. Manter essa rotina também deve ser uma preocupação de médicos e outros profissionais que se dedicam ao atendimento de pacientes. Para promover a adesão das equipes a esse hábito saudável, a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) lança nesta quarta-feira (9) uma campanha nacional de combate ao sedentarismo entre médicos especialistas, estimulando-os a cuidarem mais de si mesmos e a servirem de exemplos para a população.

A ação movimentará os perfis da entidade e de suas federadas nas redes sociais a partir do mês de fevereiro. O público-alvo é composto pelos quase 5 mil angiologistas e cirurgiões vasculares que atuam no Brasil. Com mensagens objetivas, claras e positivas, a iniciativa pretende disseminar dicas entre os profissionais, despertando-os para inclusão do esporte e do lazer em suas rotinas.

Ações – Mais do que cards inspiradores, a intenção é provocar ações conjuntas. A primeira delas é o Fevereiro pela #saudevascular – um desafio a todos os angiologistas e cirurgiões vasculares brasileiros: publicar uma foto nos seus perfis nas redes sociais praticando exercício físico com a hashtag #desafiovascular. Quem participar deve marcar e desafiar outros dois colegas vasculares a fazerem o mesmo, além de marcar os perfis da SBACV e da sua regional.

“Queremos estimular a postagem e a repostagem dessas fotos e mensagens e, assim, criar uma onda de bons exemplos. Hoje as diferentes redes sociais são canais ativos de engajamento em torno de comportamentos e formas de expressão. Ao conquistar a simpatia dos nossos médicos, esperamos, aos poucos, atingir também a população, alertando-a sobre a importância do exercício físico para a saúde”, salientou Julio Cesar Peclat, presidente da SBACV.

Prevenção – De acordo com Mateus Borges, diretor de Publicações da Sociedade, essa campanha é uma das primeiras iniciativas de responsabilidade social da gestão empossada em fevereiro. “No biênio 2022/2023, a SBACV fortalecerá sua atuação em temas de interesse da população, democratizando o acesso a temas relevantes da saúde, com foco na prevenção de doenças vasculares”, ressaltou.

Neste caso, a escolha do tema está relacionada aos resultados pretendidos em termos de melhora da qualidade de vida e do bem-estar de médicos e dos brasileiros em geral. Assim, a partir do conhecimento científico acumulado pela entidade e de recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a SBACV reitera as vantagens do exercício físico para a saúde vascular.

Prática – Entre os benefícios que essa prática traz, estão: a melhora do controle do açúcar no sangue; a redução do colesterol “ruim” (LDL e triglicerídeos) e o aumento do “bom” (HDL); a diminuição da pressão arterial e da rigidez das artérias; o auxílio no controle do peso e na redução de medidas; o aumento da oxigenação dos músculos; e o fortalecimento da musculatura das pernas, melhorando o retorno de sangue para o coração.

Estudos mostram que a prática regular de exercício físico pode reduzir de 20% a 35% o risco de doenças cardiovasculares. Dados oficiais indicam que de 4 a 5 milhões de mortes poderiam ser evitadas a cada ano se a população global praticasse exercícios físicos com regularidade.

Associação médica nacional sem fins lucrativos, a SBACV tem por objetivo defender os interesses dos médicos angiologistas e cirurgiões vasculares, zelando pelo aperfeiçoamento contínuo e reconhecimento das suas áreas de atuação. A entidade também atua no estímulo à produção científica e na divulgação das melhores práticas e inovações nesses campos da medicina. Representando mais de 4 mil médicos associados, a SBACV está presente em todo o Brasil.

Compartilhar

Publicar comentário

Ir para o Topo