10 visualizações |0 comentários

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular reforça o convite aos seus associados para participarem de pesquisa em andamento. O trabalho coleta a percepção dos profissionais sobre o impacto da pandemia na sua rotina de autocuidado com a saúde. A intenção é saber como essa emergência epidemiológica influenciou os hábitos e comportamentos do grupo, entre outros pontos.

Centenas de especialistas já aderiram à iniciativa, mas a SBACV quer a ampliação da amostra, por isso reitera a importância de contribuir com o estudo.

Para participar, o associado pode acessar link disponibilizado pela entidade, por meio do qual acessa questionário online.

PARA PREECHER O FORMULÁRIO, CLIQUE ABAIXO

https://www.survio.com/survey/d/levantamento-saude-angiologista-cirurgiao-vascular

Em poucos minutos, é possível preencher o formulário, respondendo questões sobre regularidade da prática de atividades físicas, grau de consumo de álcool e presença de comorbidades (como hipertensão, diabetes, problemas de coluna, entre outras), entre outros pontos. Todos os dados são tratados com sigilo e anonimato.

Hábitos – “Essa pesquisa é um mecanismo importante para entender como devemos enfrentar as sequelas da pandemia em nossa rotina profissional. Precisamos entender como os nossos hábitos diários podem ter sido afetados pela responsabilidade de estar na linha de frente em combate à covid-19. Para isso, necessitamos que o maior número possível desses profissionais se prontifique para responder ao questionário”, destaca Julio Peclat, presidente da SBACV.

Ao final, a SBACV espera ter dados que lhe permitam desenvolver ações específicas para ajudar na recuperação do bem-estar dos profissionais. Os resultados, previstos para anúncio até julho, servirão de base para que a entidade possa elaborar ações voltadas à adoção de comportamentos que fortaleçam a saúde dos médicos. No Brasil, há cerca de 7 mil cirurgiões vasculares e angiologistas que têm atuado na linha de frente da pandemia no atendimento de casos de trombose e embolia, decorrentes da covid-19.

Campanha – Antes mesmo do fim desse inquérito, a SBACV já iniciou ações para estimular a retomada de práticas de autocuidado entre os seus associados. Com a campanha #saudevascular, lançada em fevereiro, os especialistas estão sendo estimulados a combater o sedentarismo, servindo de exemplos para seus pacientes e toda a população.

A ação tem movimentado os perfis da entidade e de suas federadas nas redes sociais. Com mensagens objetivas, claras e positivas, a iniciativa tem disseminado dicas entre os profissionais, despertando-os para inclusão do esporte e do lazer em suas rotinas.

Um dos destaques dessa campanha foi a iniciativa #desafiovascular. Por meio dele, os angiologistas e cirurgiões vasculares foram incitados a publicar uma foto nos seus perfis nas redes sociais praticando exercício físico, marcando-a com essa hashtag. Todos os que aderiram desafiaram outros dois colegas vasculares a fazerem o mesmo. Quem acompanha as redes sociais da SBACV foi impactado por imagens motivadoras que mostram o empenho dos profissionais em cuidarem de sua saúde e bem-estar.

Compartilhar

Publicar comentário

Ir para o Topo