45 visualizações |0 comentários
b-realese-manteroscuidados...1280x800-27042021

Cuidar bem da sua saúde é a melhor forma de prevenir e não ter que tratar da doença

No dia 7 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. A data, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como intuito principal a conscientização da sociedade a respeito de cuidados e prevenção. No último ano, a pandemia de Covid-19, o isolamento social e o medo dos pacientes de frequentar os consultórios fizeram com que diversas doenças fossem negligenciadas e, consequentemente, muitas tiveram seus quadros agravados.

Na especialidade vascular, problemas como aneurisma da aorta, isquemia dos membros inferiores (falta de circulação), pé diabético, varizes e trombose venosa precisam de acompanhamento médico periódico. “Nunca foi tão importante cuidar da saúde. E para manter nossa imunidade alta é preciso uma boa alimentação, um sono reparador, praticar atividade física diariamente e ter controle do estresse. Além disso, fazer consultas regulares para monitorar os cuidados da saúde vascular. E no que tange à Covid-19, lembramos a possibilidade aumentada do aparecimento de eventos circulatórios até quatro semanas após o término da doença. É importante que os pacientes sejam orientados sobre como prevenir tais problemas”, alerta o cirurgião vascular e presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, Dr. Bruno Naves.

Com o cenário de crise de saúde, os atendimentos médicos remotos tornaram-se uma alternativa viável para as consultas eletivas e de acompanhamento de comorbidades. Mas, é importante destacar que a Telemedicina não descarta a consulta presencial e deve ser utilizada apenas com a finalidade de esclarecer dúvidas. Durante a assistência, o especialista tem a liberdade de aconselhar o paciente a agendar uma consulta presencial ou até mesmo buscar um atendimento de emergência.

Dr. Naves explica que, na área vascular, há muitos pacientes com doenças que progridem de forma lenta, quando há o acompanhamento da especialidade. Na grande maioria, trata-se de idosos que, apesar da vacina, ainda precisam manter o distanciamento. Nesses casos, o atendimento virtual é uma boa alternativa. Entretanto, com o surgimento de novos sintomas, ou agravamento notório da condição, a consulta presencial é mais recomendada.

O especialista ainda afirma que a procura pela especialidade durante e após a infecção pelo novo coronavírus é muito importante. “Temos atendido uma grande quantidade de pacientes com complicações após a Covid-19. Pessoas que tinham varizes, por exemplo, com flebites ou tromboses”.

Os consultórios médicos são ambientes limpos e preparados para prevenir a disseminação, não somente do Sars-CoV-2, como de muitos outros agentes infecciosos. Mesmo que não seja possível a identificação da presença, ou não, do vírus no ambiente, é importante ressaltar que existem locais muito mais frequentados, como supermercados e transportes públicos, onde há uma possibilidade muito maior de contágio. O uso correto de máscaras, a higiene pessoal com a lavagem constante das mãos e sua desinfecção com álcool em gel 70%, o distanciamento físico e evitar aglomerações ainda são as principais formas de prevenir a doença.

A SBACV
A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) é uma associação sem fins lucrativos, que visa a defender os direitos de seus profissionais, médicos e residentes, especialistas em saúde vascular. Além disso, tem como objetivo incentivá-los à produção científica, aprofundando as pesquisas nas áreas de Angiologia, Cirurgia Vascular e Endovascular, Angiorradiologia e outras modalidades.

A entidade trabalha com uma política alinhada aos valores da AMB (Associação Médica Brasileira) e do CFM (Conselho Federal de Medicina) a fim de conduzir a instituição de maneira ética, sempre valorizando as especialidades médicas em questão.

Atualmente, conta com 23 associações regionais espalhadas por todo o Brasil.

Informações à Imprensa – Way Comunicações

Bete Faria Nicastro
Telefones (11) 3862-1586 / 3862-0483
E-mail: bete@waycomunicacoes.com.br

Elenice Cóstola
Whatsapp (19) 99601-5900
E-mail: elenicecostola@waycomunicacoes.com.br

Compartilhar

Publicar comentário

Ir para o Topo